Cabelos no ambiente trabalho: funcionalidade e discrição

É fato: o ser humano é essencialmente visual. Por esse motivo, todos nós somos constantemente avaliados pela nossa aparência em praticamente todos os lugares.

Porém, quando se trata de ambiente de trabalho, a importância em transmitir uma imagem bem cuidada e profissional é ainda maior, pois dela pode depender até mesmo uma promoção ou um convite para determinados projetos da empresa.

Por isso devemos ter especial atenção com o que vestimos para ir trabalhar, especialmente quando o dresscode da atividade é mais formal, sem esquecer que a maneira como arrumamos os cabelos também contribui para manter a adequação e a elegância exigidos.

Em primeiro lugar, independente da formalidade do seu local de trabalho, é essencial manter os cabelos sempre bem cortados e limpos. No caso dos homens que tenham barba, bigode ou cavanhaque, evidentemente o cuidado deve se estender ao conjunto e, para quem optou por tingir os fios, importantíssimo também manter a colocação em dia.

No mais, vale a regra geral do bom senso: quanto mais formal a atividade exercida (como advocacia, por exemplo) mais discretos devem estar os seus cabelos.

Assim, é de bom tom evitar os penteados muito descolados ou chamativos, bem como aqueles que não aguentem se manter alinhados até o final do expediente… Afinal, ninguém quer chegar ao fim do dia completamente descabelado, quer?

No caso específico das mulheres, também não é aconselhável exibir um cabelo muito longo e volumoso, em razão da sensualidade implícita que existe na figura do “cabelão” e que é totalmente dispensável em um ambiente corporativo tradicional.

Pela mesma razão (e também por uma questão de funcionalidade), também é recomendável manter a franja presa, para que não fique a todo momento caindo sobre os olhos.

E não se esqueça: se estiver com dificuldade em manter seus cabelos suficientemente bem “comportados” durante todo o dia, converse com seu cabelereiro: às vezes um corte diferente ou uma nova rotina de cuidados pode lhe ajudar.

Por fim, mulheres: muito cuidado também com adornos muito coloridos ou mesmo infantis, que podem comprometer sua imagem de profissional adulta e responsável perante a sua equipe.

Quer mais motivos para abraçar a causa? É só lembrar que, além de mostrar que você se importa (o que sempre conta pontos positivos!), ao manter o penteado discreto nos dias úteis você terá muito mais opções para se divertir (e seduzir!) com seus cabelos nos momentos de lazer…
Pense nisso! 😉

http://ideiasdeestilo.blogspot.com.br/

080513_CABELOS NO TRABALHO_FUNCIONALIDADE E DISCRICAO

Deixe uma resposta