Dicas úteis para prevenir o recebimento de spam

O spam é uma coisa que vem me incomodando muito. Todos os dias chegam mensagens e mais mensagens não solicitadas, muitas vezes de e-mail marketing.

Em uma rápida pesquisa nos sites de reclamação, percebi que essa situação é mais comum do que eu imaginava, pois existem inúmeras queixas contra as empresas que utilizam essa prática.

A partir daí, procurei mais informações de como evitar essa prática e descobri que estatísticas recentes mostram que entre 96% e 99% das tentativas de entrega de mensagens nos servidores são de spams, ou seja, precisamos realmente nos prevenir para que nossas caixas de e-mail não fiquem lotadas de lixo eletrônico.

A Cert.br tem uma cartilha sobre o spam, com algumas dicas de como fazer essa prevenção e tentar reduzir a quantidade de spams, que transcrevo a seguir:

1. Procure filtrar as mensagens indesejadas, por meio de programas instalados em servidores ou em seu computador e de sistemas integrados a Webmails e leitores de e-mails. É interessante consultar o seu provedor de e-mail, ou o administrador de sua rede, para verificar os recursos existentes e como usá-los;

2. Alguns Webmails usam filtros baseados em “tira-teima”, onde é exigido do remetente a confirmação do envio (após confirmá-la, ele é incluído em uma lista de remetentes autorizados e, a partir daí, pode enviar e-mails livremente). Ao usar esses sistemas, procure autorizar previamente os remetentes desejáveis, incluindo fóruns e listas de discussão, pois nem todos confirmam o envio e, assim, você pode deixar de receber mensagens importantes;

3. Muitos filtros colocam as mensagens classificadas como spam em quarentena. É importante que você, de tempos em tempos, verifique esta pasta, pois podem acontecer casos de falsos positivos e mensagens legítimas virem a ser classificadas como spam. Caso você, mesmo usando filtros, receba um spam, deve classificá-lo como tal, pois estará ajudando a treinar o filtro;

4. Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;

5. Fique atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails, por exemplo, sobre promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem marcada como afirmativa. Fique atento a esta questão e desmarque-a, caso não deseje receber este tipo de mensagem;

6. Não siga links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido);

7. Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);

8. Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;

9. Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o seu endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele);

10. Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de “Bcc:” ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spammers.

Você pode consultar a cartilha completa da Cert.br nesse link.

090513_COMO EVITAR O SPAM

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