A importância do descarte na organização de qualquer ambiente

O primeiro passo quando queremos organizar qualquer ambiente (cômodos, armários, etc.) é “destralhar” este ambiente, retirando tudo o que não é mais utilizado, não está funcionando (e que não vale a pena ser consertado) ou que simplesmente não faz mais parte da rotina da casa.

Essa regra vale para todos os seus pertences: roupas, sapatos, objetos em geral, papelaria, louças, talheres, etc.

Este processo pode ser dividido em 3 partes, sendo elas:

(i) Selecionar o armário ou gaveta que será “destralhado” e retirar todos os objetos, deixando-o vazio.

(ii) Classificar todos os objetos de forma a visualizar o que permanecerá no armário ou gaveta, o que precisa de conserto, o que será descartado, o que será doado, etc. É importante que cada objeto tenha sua casa (o seu correto local de armazenamento), ou seja, contas devem ser colocadas todas no mesmo local, revistas devem ser agrupadas em local específico, e assim por diante.

(iii) Após a triagem, é hora de colocar novamente os itens no armário ou gaveta. Caso necessário, adquira caixas, bandejas ou suportes para que os itens fiquem adequadamente organizados e se mantenham assim.

O processo de descarte permite uma melhor visualização do que temos em nossa casa ou escritório, além de permitir sempre saber onde as coisas estão e de perder menos tempo limpando.

Para manter a organização, sempre que for comprar algo, é importante verificar se ele é realmente necessário e se há espaço destinado à ele em seu armário ou gaveta.

Se não houver espaço, vale a máxima de que para entrar um item novo, é necessário descartar um antigo. Com isso, fica fácil permanecer organizado.

Vale lembrar que o descarte não precisa ser feito apenas com objetos físicos. Também podemos adotar essa prática com os arquivos e fotografias digitais.

160513_A IMPORTANCIA DO DESCARTE NA ORGANIZAÇÃO DE QUALQUER AMBIENTE

Deixe uma resposta