Como descartar corretamente pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes?

Você sabia que as pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes têm, em sua composição, substâncias nocivas à saúde e que, quando descartadas no lixo comum, podem contaminar o solo e a água?

Nas pilhas e baterias são encontrados metais como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.

As lâmpadas fluorescentes são fabricadas com mercúrio, que é um elemento químico muito tóxico.

Por conta disso, o ideal é que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e sim, em locais onde possa ser feita a destinação correta.

Por lei, fabricantes e lojas que vendem esse tipo de produto são obrigados a recebê-los e enviá-los para tratamento adequado. Para fazer o descarte, procure as lojas da sua cidade e cobre o recolhimento do material.

No site da Ecycle podem ser verificados os locais de coleta em sua cidade. Basta acessar o link abaixo, preencher o CEP do seu endereço e o tipo de material que será descartado.

http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Vale lembrar que pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes em funcionamento não oferecem risco à saúde. Elas só passam a apresentar perigo caso ocorra deformações ou ruptura na cápsula que envolve esses materiais, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores.

Quando descartadas incorretamente, o risco de haver algum dano ao produto e, por consequência, o vazamento de material perigoso aumenta, por isso devemos tomar cuidado e descartá-las em local próprio.

210513_COMO DESCARTAR PILHAS BATERIAS LAMPADAS FLUORESCENTES

Deixe uma resposta