Você sabe qual a melhor maneira de descartar remédios?

Na terça-feira falamos sobre a forma correta de descartar pilhas, baterias e lâmpadas, mas há ainda outro tipo de produto que precisa ser corretamente descartado: os remédios.

Não se deve descartar nenhum medicamento no lixo comum, nem no vaso sanitário, pois os mesmos são compostos de substâncias químicas que colocam em risco a saúde de pessoas que possam reutilizá-los, além da contaminação da água e do solo.

Para descarta-los adequadamente , você deve procurar postos de coleta (geralmente localizados em farmácias). Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tem programas específico para coleta de remédios.

Aqui em SC a rede de Farmácias Sesi disponibilizam os coletores Papa-Pílula para descarte dos remédios vencidos.

No site da Ecycle também podem ser verificados os locais de coleta em sua cidade. Basta acessar o link abaixo, preencher o CEP do seu endereço e o tipo de material que será descartado.

http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Vale lembrar que é fundamental conferir a data de validade dos medicamentos que você tem armazenado. O ideal é que essa conferência seja feita, ao menos, uma vez por mês.

É uma boa oportunidade, também, de organizar a caixa dos remédios.

Centralize todos os itens em uma só caixa, isso facilita na hora de procurar o produto necessário.

Essa caixa deve ficar longe da umidade, da luz, fontes de calor e, fundamentalmente, longe do alcance de crianças.

Caso você prefira tirar os remédios da embalagem (para poupar espaço), lembre-se de guardar a bula e anotar a data da validade.

230513_CORRETO DESCARTE DE REMEDIOS

Deixe uma resposta