Aplicativos de celular que ajudam na organização e a técnica Pomodoro

O post de hoje surgiu de um pedido da leitora Jaqueline Carvalho. Ela me pediu para passar o nome dos aplicativos que mais uso e enquanto estava elaborando a lista, percebi que vários deles me ajudam a manter a minha organização pessoal, além de centralizar tudo em um só local (meu celular) e permitir que eu use cada vez menos papel.

Abaixo vou listar os que eu acredito que podem ajudar todos vocês a organizar melhor o seu dia a dia:

AutoCare
É um aplicativo para acompanhar a manutenção e o consumo de combustível do seu carro. Basta colocar os dados do último abastecimento e ele calcula como está o consumo. Você também pode cadastrar os dados de manutenção do seu carro e configurar lembretes para que o aplicativo avise você quando for hora de mandar o carro para revisão.
Disponível em iOS.

AwardWallet
É um aplicativo que controla seus programas de milhagem. Você cadastra os dados e semanalmente ele envia um e-mail informando se houve alguma alteração na pontuação. No plano pago, ele também controla a validade dos seus pontos.
Como funciona em “nuvem”, você pode consultar os dados no seu celular, tablete e computador.
Disponível em iOS e Android.

CamScanner
Como não sou adepta de papel, esse aplicativo é ideal para mim. Ele digitaliza qualquer documento através da câmera do celular e transforma o arquivo em PDF ou jpg. O arquivo pode ser enviado por e-mail ou via upload para o Dropbox.
Disponível em iOS e Android.

Dicionário de Português
Facilita muito quando preciso confirmar como escreve uma ou outra palavra (culpa do novo acordo gramatical), sem precisar recorrer a um dicionário impresso.
Disponível em iOS e Android.

Dropbox (um dos meus aplicativos preferidos)
É uma ferramenta de armazenamento de arquivos em nuvem. Possibilita o acesso a seus arquivos em qualquer lugar, através do seu celular, tablet e computador. A conta gratuita permite armazenamento de 2GB.
Disponível em iOS, Android e Windows Phone.

Emprestado
Para quem costuma esquecer os objetos que emprestou ou os que pegou emprestado, esse aplicativo é perfeito. Você cadastra a data e o objeto e fica fácil controlar os empréstimos.
Disponível em iOS.

Evernote (sem dúvida esse é meu aplicativo preferido)
É um aplicativo para “fazer anotações”, que podem ser texto, áudio, imagens, páginas web inteiras ou partes delas, arquivos txt, html, jpeg, gif, wav e png, e-mails, etc… Como também funciona com armazenamento em nuvem, permite o acesso do seu celular, tablet e computador.
Disponível em iOS, Android e Windows Phone.

Hoosuite
Esse aplicativo me conquistou depois do blog, porque permite que eu agende todos os posts do blog no Facebook, Twitter e Linkedin. Na minha opinião, para ficar perfeito, falta apenas uma sincronização com o Instagram.
Disponível em iOS e Android.

iList
É uma lista de compras para supermercado. É muito prático na hora de ir às compras e ajuda a economizar, pois é possível cadastrar os preços e já saber quanto vai gastar antes mesmo de chegar ao supermercado.
Disponível em iOS.

Lista Viagem
O aplicativo perfeito para organizar a arrumar a mala e não esquecer de nada.
Disponível em iOS.

Mecon (Minhas Economias)
Dos que já testei, é o melhor aplicativo para controle financeiro. Permite definir o orçamento mensal para cada categoria (alimentação, vestuário, despesas bancárias, farmácia, etc.) e registrar as despesas/receitas. Permite acompanhar a evolução das despesas ao longo do mês e verificar quanto do orçamento já foi utilizado.
Disponível em iOS e Android.

Occasions
Sincroniza os aniversariantes da sua agenda e de seus contatos do Facebook e lembra você dos aniversários do dia.
Disponível em iOS.

Picshop
É um aplicativo para editar fotos. É com ele que edito algumas das fotos que são postadas no blog.
Disponível em iOS e Android.

Pillboxie
Com esse aplicativo você nunca mais vai esquecer de tomar algum remédio. Basta cadastrar o nome do remédio e o horário desejado e o aplicativo lembra você.
Disponível em iOS e Android.

Pink Pad (esse é somente para as mulheres)
É um aplicativo para controlar o ciclo menstrual, dias férteis, etc. Ótimo para quem não tem um ciclo regular.
Disponível em iOS e Android.

Remember the Milk
É uma agenda eletrônica, mas eu uso esse aplicativo como uma to do list, pois como agenda eu uso o Toodledo e lá coloco apenas os compromissos que tem data e hora definidas.
Como ele funciona em “nuvem”, você pode acessar sua to do list através do celular, tablet, computador, Google Calendar, Gmail, Outlook e Twitter.
Disponível em iOS e Android.

Saraiva Reader / Iba
Depois que comprei meu iPad, praticamente não comprei mais livros impressos e esses são os aplicativos que mais uso para ler os livros que compro. Confesso que não sou muito adepta do aplicativo nativo do iPhone.
Disponível em iOS e Android.

Toodledlo
É uma agenda eletrônica baseada no método de administração de tempo GTD. Permite o controle das tarefas de acordo com prioridade. É sincronizado com a versão web, que conta com um cronômetro que permite verificar o tempo gasto em cada atividade.
Disponível em iOS e Android.

TripIt
É um aplicativo para organizar e planejar sua viagem. Permite registrar e concentrar todas as informações sobre voo, hotel, reserva de carro, etc. e você pode visualizá-las em seu celular, tablet ou computador.
Disponível em iOS, Android e Windows Phone.

Waze
É um GPS participativo, onde os usuários podem cadastrar novas ruas e trajetos. Já usei em várias cidades e funciona perfeitamente.
Disponível em iOS e Android.

30/30
Disponível em iOS.

Como leio muito sobre organização do tempo e produtividade, conheci recentemente a técnica Pomodoro e esse é o último aplicativo do qual vou falar.

Essa técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980, e consiste em focar em determinada tarefa por 25 minutos. Nesse período todas as demais tarefas devem ser esquecidas e a concentração deve ser somente na tarefa em questão.

Se durante os 25 minutos você lembrar de algo que precisa fazer, não interrompa o que está fazendo e faça uma anotação em um papel ou no Bloco de Notas. Quando terminar os 25 minutos, você pode voltar à esse assunto.

Quanto terminar os 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Ao final de 4 “Pomodoros”, faça uma pausa maior.

Essa técnica foi chamada de Pomodoro (tomate, em italiano), pois o criador dela utilizou um timer de cozinha em formato de tomate para marcar o tempo.

270512_aplicativos-para-celular-e-tecnica-pomodoro_1

Para quem trabalha com vários projetos simultaneamente, essa técnica é perfeita, pois ajuda a controlar o tempo.

Eu estou totalmente adepta dessa técnica, mas eu não uso um timer de cozinha e sim o aplicativo 30/30. Nele é possível cadastrar “Pomodoros” com diferentes intervalos e ele avisa que terminou o tempo no final de cada um.

Dica importante: como quase todos são aplicativos que funcionam em “nuvem”, é importante criar senhas difíceis de serem descobertas, dando preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo caracteres especiais.

Esse post não é publieditorial. Os aplicativos foram aqui citados porque eu realmente os uso muito na minha organização diária e recomendo a todos.

270512_APLICATIVOS PARA CELULAR E TECNICA POMODORO_2

Deixe uma resposta