Como ser mais sustentável e ajudar o meio ambiente?

Amanhã é o Dia do Meio Ambiente e, para comemorar, vamos dar algumas dicas de como ser sustentável com pequenas atitudes em nosso dia a dia e ainda manter a organização:

(1) Use somente pilhas e baterias recarregáveis.
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

(2) Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

(3) Escolha equipamentos de baixo consumo energético.
Procure aparelhos com o selo Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

(4) Não deixe seus aparelhos em standby.
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

(5) Recicle sempre!
Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

(6) Reduza o uso de embalagens.
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

(7) Compre papel reciclado.
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

(8) Use o telefone ou a internet.
A quantas reuniões de 15 minutos você já compareceu esse ano, para as quais teve que dirigir por quase uma hora para ir e outra para voltar? Usar o telefone ou skype pode poupar você de stress, além de economizar um bom dinheiro e poupar a atmosfera.

(9) Economize CD’s e DVD’s.
CDs e DVDs sem dúvida são mídias eficientes e baratas, mas você sabia que um CD leva cerca de 450 anos para se decompor? Utilize mídias regraváveis, como pen drive, HD externo ou mesmo e-mail para carregar ou partilhar seus arquivos. Você também pode usar aplicativos em nuvem como o Dropbox e o Google Drive.

(10) Considere trocar seu monitor.
Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos.

040613_COMO SER SUSTENTAVEL

Deixe uma resposta