Dicas para desenvolver a memória

O post de hoje foi uma ideia e um pedido da nossa leitora Anelise Tessaro.

Não é muito a minha área de conhecimento, então tive que pesquisar bastante sobre o assunto e listo abaixo as dicas que achei mais interessante:

1. Saiba que no aprendizado, retemos:
a. 10% do que é lido;
b. 20% do que é escutado;
c. 30% do que é visto;
d. 50% do que é visto e escutado (audiovisual);
e. 70% do que é ouvido e logo discutido;
f. 90% do que é ouvido e logo realizado;
Utilize esses conhecimentos para melhorar sua aprendizagem e para perceber amplamente o universo ao seu redor.

2. Para memorizar algo, é necessário que haja atenção, concentração, repetição, motivação e emoção. Quanto maior a carga emocional, maior a possibilidade de fixação.

3. Trabalhe e estude em ambientes apropriados. O que isso significa? Silenciosos, iluminados e organizados.

4. Faça uma coisa de cada vez. Se pensar em diversos problemas ao mesmo tempo, você deixará passar dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, dedique-se a resolver aquela questão e se desligue do resto.

5. Faça cálculos menores de cabeça ou no papel. Use a calculadora só para conferir.

6. Respeite seus períodos de descanso. O bom funcionamento cerebral está ligado diretamente às suas horas de sono. É durante a noite que consolidamos e organizamos grande parte das memórias do dia anterior.

7. Mantenha-se atualizado. Leia livros e revistas. Vá ao teatro, cinema, Shows, exposições, etc, observe tudo e depois comente a respeito.

8. Pratique atividade física e respiratória. A primeira ativa a circulação sanguínea, e a segunda ajuda a diminuir a ansiedade e ambas favorecem a oxigenação do cérebro.

9. Alimente-se adequadamente. A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.

10. Exercite a cabeça. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas, saindo da zona de conforto. Vale realizar atos rotineiros de forma diferente, mudar trajetos, trocar o mouse de lado, escovar os dentes ou comer com a outra mão. Aprenda línguas, um instrumento musical, um novo esporte. Enfim, seja criativo e ative o cérebro como se ele fosse um músculo.

170613_DICAS PARA DESENVOLVER A MEMORIA

Deixe uma resposta