Como se organizar para mandar fazer uma roupa sob medida?

Esses dias lá no Ideias de Estilo saiu um post sobre as vantagens de uma roupa feita sob medida, então me ocorreu a ideia de escrever também sobre como se organizar para isso, pois é algo bem diferente de ir até uma loja, escolher e comprar uma peça pronta.

Afinal de contas, apesar de todas as vantagens de uma roupa pensada especialmente para a gente, o processo em si pode se tornar muito estressante caso não sejam observados alguns detalhes.

Assim, caso você tenha interesse em aderir à ideia, eis algumas recomendações de quem, modéstia a parte, já tem uma certa experiência no assunto: 😉

1. O primeiro passo é pensar no modelo e marcar uma hora com a costureira (ou alfaiate). Mesmo que você não tenha certeza de todos os detalhes dele, o importante é entrar em contato com o profissional o quanto antes, principalmente se a roupa é para um evento com data certa, como um casamento, por exemplo.

2. Marcado o horário, continue a pesquisa pelo modelo. Guarde as referências preferidas para mostrar à costureira nesse primeiro contato. Se já tiver um corte de tecido que queira utilizar, leve também.

3. A primeira reunião geralmente serve para tirar as medidas (caso você não seja cliente habitual) e discutir os detalhes do modelo e do prazo para entrega. Também aconselho a, sempre que possível, dar uma pequena margem de segurança entre a entrega da roupa e a data do evento (caso haja um), pois emergências acontecem…
Também é nesse momento em que a costureira dá instruções sobre a metragem de tecido necessária, bem como algum outro material exigido, pois geralmente o cliente é o responsável pela compra. Não confie na sua memória: anote tudo! A metragem, os tecidos indicados para o caimento desejado e qualquer detalhe extra.

4. Se ocorrer alguma dúvida no momento da compra do tecido não hesite: entre em contato com a costureira, pois muitas vezes uma simples ligação pode evitar um grande contratempo na confecção da roupa.

5. Lembre-se que os prazos acertados com o profissional de costura também dependem de você: leve o tecido ao ateliê na data combinada (ou antes!), compareça pontualmente nos horários marcados para as provas, etc.

6. É raro, mas eventualmente você pode ser solicitado à comparecer ao ateliê fora do horário combinado para resolver alguma situação importante e inesperada. Seja solícito e lembre que o interesse também é seu: compareça tão logo seja possível para resolver o assunto junto com o profissional.

7. Por fim: seja claro na comunicação. Está com dúvida? Pergunte! Acha que o modelo ficaria melhor com um leve ajuste? Fale! Tudo isso é essencial para garantir que a roupa fique do jeitinho que você esperava.

Observados esses pequenos detalhes, o processo tem tudo para dar certo e deixar você muito feliz, com uma roupa que terá um caimento perfeito para o seu corpo, independente de altura ou peso: com certeza vale a pena! =)

E com este post o Ideias de Estilo encerra (já com saudades!) este ciclo tão legal de posts na Organizz, pois como a temática da coluna é bem específica os assuntos meio que se esgotaram, ô peninha…

Mas não podia encerrar sem agradecer muito pela confiança e pela oportunidade de escrever nesse espaço com um conteúdo de tanta qualidade e cheio de dicas valiosas para deixar o nosso dia-a-dia melhor.

Um super obrigada para a Organizz e seus leitores! =)

http://ideiasdeestilo.blogspot.com.br/

——————————————————-

Andrea, gostaria de te agradecer imensamente pela colaboração com a Organizz durante esse período e saiba que o blog estará sempre de portas abertas para suas ótimas dicas sobre moda e estilo! Aprendi muito nesses posts!! 😉

Obrigadaaaaa!!!

240713_COMO SE ORGANIZAR PARA MANDAR FAZER ROUPA SOB MEDIDA_PARCERIA BLOG ANDREA

Uma ideia sobre “Como se organizar para mandar fazer uma roupa sob medida?

  1. Pingback: Revisão da semana – 22/07/13 a 27/07/13 | Organizz

Deixe uma resposta