Como organizar os brinquedos?

O post de hoje foi sugerido pela leitora Ana Paula de Oliveira e, como não tenho filhos, resolvi resgatar na memória algumas dicas de como fazíamos quando minha irmã caçula era pequena e busquei algumas informações na internet.

O primeiro passo (que pode ser aplicado em qualquer projeto de organização) é o descarte. Reúna todos os brinquedos e separe em três pilhas: descarte, doação e guardar.
Descarte todos os brinquedos que estão quebrados, que não estão funcionamento corretamente e não vale a pena conserta e aqueles com peças faltando.
Doe todos aqueles itens que seu filho ou sua filha não brinca mais (porque passou da idade ou porque não gosta mais). Há várias crianças que ficariam muito felizes de ganhar esses brinquedos.
Na pilha “guardar” devem ficar todos os objetos que você vai manter para as crianças brincarem.

250713_COMO ORGANIZAR OS BRINQUEDOS_FOTO 1

O próximo passo é delimitar a área onde vai guardar os brinquedos. Essa área pode ser no quarto do seu(sua) filho(a) ou na sala. O ideal é que ela seja sinalizada, para a criança saber que aquela é a área onde ela pode brincar livremente.
Uma das maneiras mais fáceis de demarcar a área das brincadeiras é utilizando aqueles tapetes EVA, pois são coloridos (as crianças adoram) e fáceis de limpar.

250713_COMO ORGANIZAR OS BRINQUEDOS_FOTO 2

Em seguida, é hora de organizar os brinquedos e para isso, vale a pena investir em prateleiras e caixa organizadoras (muitas caixas).
Você pode instalar duas ou três prateleiras (dependendo do número de brinquedos) e colocar várias caixas organizadoras para separar os itens (ex.: bonecas, jogos, carrinhos, quebra-cabeça, etc.).
Para poder manter esse cantinho sempre organizado, é fundamental sinalizar o que tem em cada caixa. Para isso, você pode usar caixas transparentes (isso facilita visualizar o que tem dentro) ou você pode etiquetar a caixa (nesse caso pode-se imprimir a foto do tipo de brinquedo que deve ser colado naquela caixa e colar com papel contact transparente ou fita adesiva). Isso vai fazer com que seu(sua) filho(a) saiba mais facilmente onde deve ser colocado cada tipo de brinquedo.

250713_COMO ORGANIZAR OS BRINQUEDOS_FOTO 3

Para finalizar, coloque uma pequena mesa e cadeiras para que as crianças possam fazer seus desenhos. Nessa mesa devem ficar concentrados todos os materiais de desenho (cadernos, revistas, livros, lápis, etc.)

250713_COMO ORGANIZAR OS BRINQUEDOS_FOTO 4

Ana Paula, espero que tenha gostado das dicas e que isso ajude com os brinquedos da sua pimpolha! 😉

Uma ideia sobre “Como organizar os brinquedos?

  1. Pingback: Revisão da semana – 22/07/13 a 27/07/13 | Organizz

Deixe uma resposta