Organizando os arquivos no computador

Os computadores estão cada vez mais potentes e, com isso, o número de arquivos armazenados neles crescem na mesma proporção.

Se você tem dificuldade em localizar um arquivo, está na hora de fazer uma organização eletrônica.

O primeiro passo é criar pastas para cada tipo de assunto: profissional, pessoal, finanças, educação, informações médicas, músicas, fotos, etc.

Se você divide o computador com outra pessoa, é importante criar pastas separadas para cada um.

Dentro de cada pasta, devem-se criar subpastas, para discriminar melhor qual o tipo de arquivo está salvo naquela pasta (ex.: na pasta finanças, criar subpastas para diferenciar o mês e o ano – Agosto2011, Maio2012, Abril2013, …; a pasta fotos pode ser subdividida por viagens – Bahia 2013, Carnaval 2012, …).

Além disso, o nome do arquivo deve deixar claro qual o conteúdo dele (ex.: Comprovante pagamento celular ago12). Uma boa alternativa para facilitar a localização do arquivo é incluir a data da criação do arquivo no seu nome (ex.: 14ago2012_Comprovante pagamento celular).

Periodicamente faça revisões nos arquivos, em busca daqueles que não são mais utilizados e que podem ser apagados.

Não esqueça de fazer backup dos arquivos (nunca se sabe o que pode acontecer, não é?!?!). Nesse post falei um pouco sobre as opções de backup.

Por último, sempre que possível, mantenha a área de trabalho do seu computador organizada. O ideal é deixar somente os atalhos dos programas e dos arquivos que mais usa. Isso vai facilitar o manuseio dos arquivos e também fica mais bonito!

010813_ORGANIZANDO ARQUIVOS NO COMPUTADOR

Deixe uma resposta