Como organizar uma pequena reforma?

Se você cansou da decoração da sua casa ou quer dar uma repaginada em algum cômodo, a principal dica para fazer uma pequena reforma sem dor de cabeça é o planejamento.

Em primeiro lugar é necessário colocar no papel o que você quer mudar e saber exatamente de quanto dinheiro você dispõe para essa empreitada.

É fundamental, também, ouvir as pessoas que utilizam o cômodo e verificar o que cada um precisa e quer para aquele ambiente. Nem sempre é possível conciliar todas as opiniões, mas vale a pena tentar.

Um arquiteto pode ajudar nesse processo mas, se não for possível, ao menos faça um desenho com a planta baixa do cômodo. Isso facilita a visualização do espaço que você tem e de quais móveis podem ser colocados.

É importante lembrar de que se a sua reforma também mexe na parte estrutural, você precisa ter a ajuda de um engenheiro.

Revistas decoração e blogs especializados são uma ótima opção de consulta. Procure aqueles que mais combinam com seu estilo de vida pessoal.

Os móveis funcionais tendem a ser uma ótima opção para cômodos pequenos, pois permitem que o ambiente fique bonito e o deixam mais organizado.

Aqui no blog temos uma categoria dedicada aos móveis funcionais. Confere lá!

O próximo passo é fazer um orçamento detalhado com tudo o que vai precisar. Defina quais as suas prioridades, assim ficará mais fácil procurar os fornecedores e produtos e organizar os prazos.

Busque indicação de mão de obra qualificada, para não gerar gastos extras e frustrações. Escolher bons profissionais diminui bastante o risco de você ter problemas.

Por último (e não menos importante), estabeleça um cronograma realista com os fornecedores e faça um acompanhamento constante para que ele seja cumprido.

080813_COMO ORGANIZAR UMA PEQUENA REFORMA

Deixe uma resposta