Organizando Viagens: elaborando o roteiro da viagem

Dando continuidade a série “Organizando Viagens”, vou falar um pouco sobre como elaborar um roteiro de viagem.

Na minha opinião, o primeiro passo é reunir todas as pessoas que viajarão juntas para verificar quais os tipos de locais que cada um quer visitar (algumas pessoas preferem fazer compras, outras preferem visitar museus, etc.).

Definido isso, fica muito mais fácil começar a montar o roteiro para deixar todos felizes.

Em seguida, é hora de fazer pesquisas na internet e encontrar quais os melhores lugares para visitar na(s) cidade(s) para onde você está indo.

Os blogs e os guias de viagem são uma ótima fonte de informação. Você também pode pedir indicações para amigos que já conhecem o local.

Eu costumo usar uma planilha no excel e listar ali as atividades de cada dia (se você quiser, no final do post, tem um link para fazer o download da planilha).

160813_ORGANIZANDO VIAGENS_ELABORANDO O ROTEIRO DA VIAGEM_FOTO 1

Quando montamos um roteiro, é muito importante prever os deslocamentos e a localização dos lugares que você quer visitar.

Nesse sentido, um mapa pode ajudar bastante. Marque no mapa os locais que você quer conhecer e monte seu roteiro levando em conta a distância entre eles.

É fato que, em uma viagem, normalmente andamos muito (e esse é um dos prazeres do passeio, porque caminhando pela cidade podemos encontrar lugares incríveis), mas otimizar o roteiro vai possibilitar que você conheça melhor os locais.

Outra dica importante é respeitar as limitações físicas de cada um. Se você vai viajar com pessoas idosas, não dá para querer caminhar vários quilômetros em um só dia; se você vai viajar o dia inteiro, é complicado querer marcar um compromisso para aquela noite e por aí vai.

Para tentar evitar filas verifique se os ingressos dos passeios que você deseja fazer não podem ser comprados antecipadamente pela internet. Isso vai facilitar muito a sua vida. Pode acreditar!!

A planilha abaixo mostra um roteiro que fiz para duas amigas que foram à NY no ano passado e exemplifica um pouco das dicas dadas acima.

160813_ORGANIZANDO VIAGENS_ELABORANDO O ROTEIRO DA VIAGEM_FOTO 2

Elas fizeram um voo noturno, então chegaram à NY de manhã (e o check-in era somente às 15:00 horas), então separei alguns lugares para irem que fossem próximos entre si e, também, perto do hotel para poder fazer o check-in na metade da tarde. Além disso, como estariam cansadas, na primeira noite não coloquei nada para a noite (somente um happy hour).

Elas queriam fazer comprinhas, então ficou separado um dia inteiro para ir ao outlet.

Além disso, queriam visitar museus e, também, teve um dia para isso.

Em todos os dias, tentei otimizar o itinerário, para que perdessem o menor tempo possível em deslocamentos.

Concluindo, estudando bem o(s) local(is) para onde você está indo e levando em conta a vontade de todos que irão estar nesse passeio, a viagem tem tudo para ser um sucesso.

Download da planilha aqui:
ORGANIZANDO VIAGENS_ROTEIRO DE VIAGEM

160813_ORGANIZANDO VIAGENS_ELABORANDO O ROTEIRO DA VIAGEM_FOTO 3

Deixe uma resposta