Como organizar e guardar seus exames médicos?

Exame médico é o tipo de documento que não podemos simplesmente descartar, sendo fundamental manter todos guardados de forma a criar um histórico de saúde de cada integrante da família.

Eu guardo os meus exames em uma pasta catálogo, organizado por tipo (sangue, raio-x, pneumologista, carteira de vacinação, etc.) e por data. Eu gosto muito de usar esse tipo de pasta e já mostrei aqui e aqui como uso esse modelo para organização de outros tipos de documentos.

280813_COMO ORGANIZAR E GUARDAR SEUS EXAMES MEDICOS_FOTO 1

Você também pode usar uma pasta sanfonada ou, se você tiver um arquivo, pode guardá-los em pastas suspensas.

O importante é centralizar tudo em um único local, categorizar os exames e deixa-los em ordem cronológica, facilitando muito a localização do exame que precisa quando necessitar apresentar ao médico.

Cada integrante da família deve ter a sua própria pasta, para evitar confusão de documentos.

Os exames de laboratório também podem ser guardados em arquivos eletrônicos, uma vez que, hoje, a maioria dos laboratórios já disponibiliza o resultado via internet.

Em casos de doenças crônicas, é importante guardar, também, as receitas médicas. Caso haja troca de médico, o novo profissional poderá ter acesso mais facilmente ao histórico do tratamento.

280813_COMO ORGANIZAR E GUARDAR SEUS EXAMES MEDICOS

Não deixe de curtir o blog no Facebook e Instagram! 😉

Deixe uma resposta