Como aproveitar melhor os programas de fidelidade

Hoje em dia várias empresas, companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito têm seus programas de fidelidade e, com um pouco de organização, podemos usufruir melhor desses benefícios.

Em primeiro lugar o importante é verificar os locais em que você costuma comprar e que podem acumular pontos (ex.: na Farmácia Droga Raia você pontua no programa Multiplus – TAM, na Farmácia Pague Menos pontua no programa Dotz, etc). Sempre que possível, opte por comprar em estabelecimentos nos quais você pode pontuar ou economizar de alguma forma.

Uma dica que recebi de uma amiga economista é concentrar os pagamentos em um único cartão de crédito (aqui estou falando das compras do dia a dia e não de pagamento de contas, pois neste último há encargos que deixam desinteressante a sua utilização). Faço isso e já consegui resgatar algumas passagens aérea desta forma.

É importante, também, analisar as condições e regras de cada programa fidelidade antes de optar por um deles. Em alguns a validade dos pontos é maior, em outros a bonificação é melhor e assim por diante. De acordo com o seu perfil de consumo, verifique qual é o melhor para você.

Sempre que fizer uma compra ou check-in, peça ao atendente que credite seus pontos. Em alguns casos, é possível solicitar os pontos posteriormente, mas dá mais trabalho.

Controle a validade dos pontos. Até pouco tempo atrás, eu controlava os meus no Evernote e colocava um lembrete na agenda para fazer isso 1 vez por mês. Como adoro tecnologia, hoje uso um aplicativo que faz isso por mim: o Awardwallet (falei mais dele neste post).

Acompanhe sempre os informativos/newsletters das companhias aéreas e das operadoras de cartão de crédito. Não é raro acontecerem promoções com bonificação para transferência de pontos (ex.: recentemente a Azul ofereceu pontos em dobro nas transferências do programa Sempre Presente Itaú para o TudoAzul). Vale a pena acompanhar e usar essas promoções para ganhar mais pontos nas transferências.

Com um pouco de organização e planejamento, podemos nos beneficiar muito dos programas de fidelidade, seja viajando, seja comprando produtos com desconto ou, até mesmo, sem pagar nada. 😉

Neste post falei sobre outras vantagens que os cartões de crédito oferecem para quem viajar. Confere lá!

011013_COMO APROVEITAR MELHOR OS PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Deixe uma resposta