Organizando Viagens: alugando um apartamento no exterior

Comentei aqui que em novembro vou viajar com minha família e um de nossos destinos é Nova York. Serão 6 pessoas por 6 dias e, como a hospedagem em NY é muitoooo cara e o dólar não está ajudando, resolvemos optar por alugar um apartamento e esse é o tema do post de hoje.

Atualmente existem inúmeros sites de reserva de apartamento de temporada e aqui a dica é pesquisar bastante e verificar sempre os comentários das pessoas que já ficaram no apartamento.

Vou listar abaixo alguns dos sites mais conhecidos:
VRBO – Vacation Rentals by Owner (http://www.vrbo.com/)
Airbnb (https://www.airbnb.com/)
Perfect Places (http://www.perfectplaces.com/)
VacationHomeRentals (http://www.vacationhomerentals.com/)

Praticamente todos os sites ou imobiliárias cobram um sinal (em torno de 20% – 30% do valor total da locação) para garantir a reserva. Outra dica importante é nunca fazer o pagamento integral antes de chegar no local. Pague somente o sinal e o restante quando verificar que todas as condições da oferta foram cumpridas.

Estávamos nessa fase de pesquisa quando meu irmão sugeriu usarmos o Airbnb (esse post não é publieditorial, é somente uma boa dica para quem quer economizar na hospedagem, principalmente em NY, onde o custo da hospedagem é bem representativo). Ele já tinha usado o site quando minha cunhada passou uma temporada em Portugal e como deu tudo certo, começamos por lá.

A pesquisa no site é bem fácil. Você coloca a cidade que deseja visitar, a data da chegada, a data de saída e o número de hóspedes. A partir daí é possível selecionar alguns filtros para ajudar a chegar no melhor resultado:
– Você pode escolher casa/apartamento inteiro, quarto individual ou quarto compartilhado;
– O número de camas;
– O bairro;
– Internet;
– TV a cabo, entre outros.

Escolhido o local, você entra em contato com o proprietário do apartamento (pelo próprio site) e esclarece as dúvidas que por ventura ficarem. Além disso, também há os comentários dos outros hóspedes que podem ajudar nessa decisão.

A partir do momento que você decide alugar, o pedido de reserva é enviado ao dono do apartamento/quarto e ele confirma o aceite ou não da reserva. Se ele aceitar, o pagamento integral é feito para o Airbnb e aqui foi a parte que eu mais gostei: você paga ao Airbnb e eles só repassam o dinheiro ao proprietário 24 horas após o check-in. Isso dá uma garantia enorme para quem está alugando, pois caso algo esteja divergente do que você alugou, você tem tempo de acertar tudo.

No nosso caso, conseguimos um bom apartamento, em um dos bairros mais charmosos de NY (o Soho), com espaço para todos e com um ótimo preço. 🙂

É claro que alugando um apartamento você perde algumas das vantagens de ficar em um hotel (quarto limpo todos os dias, portaria 24 horas, concierge, café da manhã, etc.), mas nada que o valor economizado não compense.

Enfim, seja pelo Airbnb, seja por outros sites e/ou imobiliárias, se você estiver em um grupo grande e/ou quiser economizar, vale a pena pesquisar e alugar um apartamento.

Espero que tenham gostado da dica!

Não deixe de curtir o blog no Facebook e Instagram! 😉

031013_ORGANIZANDO VIAGENS_ALUGANDO APARTAMENTO

2 ideias sobre “Organizando Viagens: alugando um apartamento no exterior

  1. Adorei o post! Com certeza será meu guia quando quiser dispensar o hotel. =)
    Aliás, penso que com essa opção de hospedagem se perde um pouco do conforto do hotel, claro, mas também é uma ótima maneira de experimentar uma vida mais de “morador da cidade” que a gente visita, que também é uma experiência super válida.
    Beijos!

Deixe uma resposta