Dicas para uma reunião produtiva

Ontem recebi um e-mail pedindo dicas de como organizar uma reunião de maneira eficiente.

Comecei a pensar no assunto e, ao invés de escrever algo, achei melhor trazer um texto do Christian Barbosa (que é especialista no assunto). É um ótimo artigo, com dicas preciosas para tornar as suas reuniões mais produtivas. Vale a pena conferir!

Tenha o objetivo e pauta visíveis
Defina o que deve ser alcançado quando a reunião terminar (objetivo) e os itens que ajudarão a tornar isso possível (pauta). Envie aos participantes na convocação e durante a reunião mantenha visível a todo o momento.

Use um cronômetro
Nos principais comércios populares existem cronômetros de até 2h por menos de R$ 30! Controlar o tempo é dever de todos na reunião, quando o tempo fica visível é mais fácil de conseguir manter o controle do tempo.

Conduza a reunião
Escolha uma pessoa para conduzir a reunião, de forma que organize a conversa, as ideias, registre as ações posteriores e corte conversas paralelas.

Não trabalhe na reunião
Se não for uma reunião aonde algum trabalho deva ser feito, mas apenas discutido, não caia no erro de agir durante a reunião, além de tomar tempo acaba perdendo o foco da discussão.

Envie um e-mail de fechamento
Ao terminar a reunião envie um e-mail aos participantes agradecendo a presença e pontuando as principais ideias e ações definidas.

Uma reunião produtiva costuma ser rápida, ter um objetivo a ser alcançado e gerar algum tipo de ação futura.

O post original pode ser conferido aqui. Boa semana à todos!

281013_DICAS PARA UMA REUNIAO PRODUTIVA

Deixe uma resposta