Organizando Viagens: documentos para embarque

Hoje vou mostrar como organizo os meus documentos de viagem, de forma a ter tudo comigo, na hora que eu precisar.

Eu uso um envelope plástico e lá coloco:

– passaporte (em viagens para países do Mercosul, pode-se usar a Carteira de Identidade);

– cópia da página de identificação do passaporte (quando chego ao destino, por segurança, deixo o passaporte no cofre do hotel e ando somente com a cópia do passaporte e a carteira de motorista).

– e-ticket ou comprovante de emissão da passagem aérea (constando os trechos de ida e volta);

– voucher do hotel e/ou comprovante do aluguel de apartamento;

– apólice do seguro viagem;

– voucher da reserva do carro;

– Permissão Internacional para Dirigir (a carteira de motorista fica sempre na carteira);

– Nota Fiscal do notebook (na volta, se for parada pela Receita Federal, posso comprovar que esse item já era meu e não foi comprado no exterior).

Dependendo do país para onde vai viajar, é necessário levar, também, a carteira de vacinação. Verifique as exigências do país antes da viagem. Como algumas vacinas levam 10 dias para fazer efeito, o ideal é tomar as vacinas antes desse período.

Apesar de todas as empresas poderem localizar suas reservas pelo número, em viagens internacionais é fundamental levar todos os documentos impressos, pois o agente da imigração pode solicitá-los.

Com tudo pronto, é só fechar a mala e ir para o aeroporto.

Viajo hoje e nos próximos 10 dias é provável que não tenha post no blog. No Facebook e no Instagram devo postar fotos diariamente, mas aqui no blog é mais complicado (pois tem que editar texto, incluir fotos, etc.).

Depois da viagem, pretendo fazer uma série de posts sobre produtos para organização (há lojas maravilhosas nos Estados Unidos com os mais variados itens para nos ajudar a organizar a rotina diária, a casa e o escritório), além de falar sobre lugares para ir em NY.

Até a volta. 😉

051113_ORGANIZANDO VIAGENS_DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

Deixe uma resposta