Como conciliar trabalho e estudo?

O post de hoje foi uma sugestão do William Araújo e desde já quero pedir desculpas à ele pela demora em fazer esse post. Por conta da viagem, somente agora consegui escrever sobre o assunto. 🙁

Ele contou, em seu e-mail, que trabalha durante o dia e estuda à noite e essa era, também, a minha realidade na época da faculdade, assim, acho que a melhor forma falar sobre isso é dividindo algumas coisas que faziam parte da minha rotina durante esse período e espero que isso ajude à todos que passam pelo mesmo problema.

Abaixo listei os pontos que acho mais importante quando o assunto é a conciliação entre trabalho e estudo:

1. Estabeleça uma rotina de estudos. Tendo em vista que você tem pouco tempo disponível, a organização do seu tempo é a chave para poder conseguir bons resultados na escola ou faculdade. Crie uma planilha estipulando em quais horários você vai estudar e faça o possível para cumprir esse cronograma.

2. Preste atenção nas suas escolhas. Algumas vezes será necessário optar entre sair com os amigos ou fazer um trabalho importante.

3. Não se aventure a fazer mais do que consegue. O curso de inglês, o curso de italiano ou outro similar pode esperar pelas férias escolares.

4. Crie uma rotina de acordar uma hora mais cedo e aproveite esse tempo para estudar antes do trabalho. Isso vale também para o horário de almoço.

5. Use a tecnologia em seu benefício. Tablets e notebooks são aliados importantes, pois você consegue concentrar tudo em um só lugar e tem fácil acesso à todo o material. Gravar as aulas também é uma boa alternativa, pois permite que você revise os conteúdos no trânsito (que em várias cidades é caótico). Essa é uma boa forma de otimizar o seu tempo.

6. Mantenha o seu espaço de estudo organizado. Use pastas sanfonadas ou gaveteiros para organizar seu material. Quando tudo está organizado, fica mais fácil localizar qualquer coisa e o pensamento flui melhor.

7. Estabeleça metas. Defina quais os seus objetivos e o que precisa fazer para atingi-los. Isso ajuda a manter a disciplina nos estudos.

8. Durma bem. Sei que a tendência é querer passar madrugadas estudando na véspera de uma prova importante, mas o cérebro não consegue assimilar todo o conhecimento de uma hora para outra. Para que possamos compreender melhor o assunto, o cérebro também precisa de descanso.

8. Leia sobre o seu assunto favorito. Isso estimula o raciocínio e a concentração.

Com organização, foco, disciplina e força de vontade é possível passar por essa fase da melhor forma possível.

Espero ter ajudado!

Não deixe de curtir o blog no Facebook e Instagram! 😉

211113_COMO CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO

2 ideias sobre “Como conciliar trabalho e estudo?

Deixe uma resposta