Chegou a hora de traçar metas e objetivos para o próximo ano?

Chegou o final do ano e com ele a época onde analisamos com foi o nosso ano, traçamos metas e estabelecemos objetivos para o próximo ano. Mas como fazer isso de forma mais assertiva?

Em primeiro lugar, é sempre importante manter o foco e formular corretamente as nossas metas.

As metas devem atingir todas as áreas da nossa vida (saúde, carreira, finanças, relacionamento, família, etc.) e é necessário saber exatamente o que se quer e aonde se quer chegar.

Uma boa alternativa é partir de uma análise da sua situação atual (aprendendo com os erros e acertos do ano que está terminando) e estabelecer as metas de acordo com a situação ideal para cada uma dessas áreas.

Existem diversas técnicas de formulação de metas, mas alguns pontos são comuns na maioria delas:

1. A meta precisa ser positiva (não devemos usar a palavra “não” em nossas metas, devemos estipular as metas pensando naquilo que desejamos, e não naquilo que não queremos);

2. A meta precisa ser específica (detalhar exatamente qual a sua meta; quanto mais específica a meta, mas fácil saber o que fazer para atingi-la);

3. A meta precisa estar escrita (e, se possível, afixadas em um lugar que você possa verificar regularmente; o uso de imagens colabora na visualização dos resultados);

4. A meta precisa ter um cronograma estipulado (e, principalmente, uma data para atingir os resultados esperados; é importante lembrar que esse prazo precisa ser realista – metas inatingíveis só causam frustração).

5. A meta precisar ter um único responsável: VOCÊ (você deve ser o único responsável por suas metas e objetivos, eles não devem ser delegados a ninguém);

Estipular metas, por si só, não é garantia de que os resultados serão atingidos. Para isso, é necessário agir e trabalhar em busca delas.

É fundamental, também, revisão e acompanhamento periódico. Sem acompanhamento, as metas tornam-se apenas frases escritas em um papel.

E como lidar com a perda de foco, o desânimo e as distrações durante o ano? Uma boa dica é assumir um compromisso com você mesmo de, todos os dias, fazer pelo menos 3 coisas que te aproximam das suas metas.

Estas 3 coisas podem ser pequenas, mas o fato de todo dia você estar atento às suas metas, trará uma série de ganhos no médio e longo prazo.

Por último, recompense-se. Quando atingir uma meta importante ou finalizar um projeto, se dê um presente. Isso vai manter a motivação elevada e será mais fácil manter o foco para os demais itens da lista.

Espero que essas dicas ajudem vocês a estipular as metas para o próximo ano!

Eu estou traçando as minhas metas e, com certeza, o blog faz parte delas. 😉

231213_CHEGOU A HORA DE TRACAR AS METAS PARA O PROXIMO ANO

2 ideias sobre “Chegou a hora de traçar metas e objetivos para o próximo ano?

Deixe uma resposta