(Revisão) Organizando Viagens: comprar moeda estrangeira ou usar cartão de crédito / débito internacional?

Ontem (28/12/13) foi publicado no Diário Oficial um decreto aumentando o IOF incidente sobre operações com cartões de débito no exterior, e isso influencia nas informações do post que eu havia publicado em 22/10/13. Decidi, então, fazer uma revisão no post, com os dados atualizados:

O que vale mais a pena? Comprar dólar ou usar o cartão de crédito em viagem internacional?

Em uma primeira análise, comprar moeda estrangeira é a opção mais barata, por conta do IOF. O IOF nessa modalidade é 0,38% contra 6,38% do cartão de crédito e de débito pré-pago.

Por outro lado, com a instabilidade do dólar, há o risco da cotação cair bastante e a taxa do cartão de crédito ser mais interessante, mas infelizmente essa não é uma realidade que podemos administrar. 🙁

Nessa nova realidade (de IOF igual para cartão de crédito e débito), a única desvantagem que vejo em relação a compra de dinheiro em espécie é a segurança. Se você for assaltado, irá perder todo o dinheiro que tiver com você. Assim, a dica é não sair com todo o dinheiro. Planeje o que você vai gastar no dia e deixe o restante no cofre do hotel.

O cartão de débito ainda continua sendo melhor que o cartão de crédito, pois no momento em que você estiver fazendo suas compras, você já sabe exatamente qual o valor delas (pois quando carregou o cartão, já ficou fixada a taxa de dólar), enquanto que com o cartão de crédito, você somente irá saber quando chegar a fatura.

Em contrapartida, se sua intenção é fazer algum tipo de compra parcelada, aí o cartão de crédito é a opção. O cartão de crédito também é mais vantajoso se você quiser acumular milhas para a próxima viagem.

Fiz um quadro resumo para facilitar a visualização das vantagens e desvantagens de cada opção.

301213_REVISAO_ORGANIZANDO VIAGENS_COMPRANDO DOLARES_QUADRO

Clique aqui se quiser ver mais posts da série Organizando Viagens.

221013_ORGANIZANDO VIAGENS_COMPRANDO DOLARES_FOTO 2

Uma ideia sobre “(Revisão) Organizando Viagens: comprar moeda estrangeira ou usar cartão de crédito / débito internacional?

  1. Pingback: Links da Semana {3} - gabrielabrasil.com.br

Deixe uma resposta