Vantagens e desvantagens de trabalhar em home office

Desde dezembro estou trabalhando full time em home office e hoje vou trazer um pouco da minha experiência em relação as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Em primeiro lugar, para mim, a maior vantagem é ter uma liberdade maior para programar minha agenda. Não estou mais presa a um horário de escritório e isso facilita muito quando preciso resolver algo da minha vida pessoal ou quando quero participar de algum evento na minha área.

Outra vantagem é não precisar acordar muito cedo como eu fazia antes. Sou um ser noturno e não gosto de acordar cedo e agora posso acordar de acordo com meu relógio biológico.

Como sou muito disciplinada, a transição para home office foi bem tranquila e por isso não perdi tempo criando novas rotinas, conseguindo executar normalmente as minhas atividades do dia-a-dia, o que é uma outra grande vantagem.

Além disso, como tinha uma estrutura de home office montada em minha casa (porque até então usava essa estrutura para o blog), também não precisei investir muito nesse momento. Lembro que é importante você ter um local apropriado para trabalhar, com uma boa mesma, uma boa cadeira, uma boa iluminação, etc.

Mas nem tudo são flores, não é? Há desvantagens em trabalhar em home office e a maior delas, na minha opinião, é a falta de convivência com outras pessoas e esse é um cuidado que toda pessoa que trabalha em home office deve ter. É importante manter o networking de alguma forma, seja pelas redes sociais, seja em eventos da área profissional, seja utilizando escritórios de coworking.

Outra desvantagem bastante significativa é que você fica mais suscetível a interrupções, sejam elas de familiares, no Skype, Whatsapp ou outras e para isso é necessária muita disciplina e concentração.

Há mais um ponto que merece atenção: o controle dos horários. Trabalhar em home office pode significar, muitas vezes, trabalhar até muito tarde. Para mim isso não é um problema e até prefiro trabalhar a noite (e não de manhã), mas se você está pensando em aderir ao home office, é importante analisar este ponto. Delimitar os horários é fundamental.

Resumindo, trabalhar em home office é muito bom e pode dar muito certo, mas é necessário disciplina, comprometimento e organização.

Desejo à todos um excelente final de semana!!

Não deixe de curtir o blog no Facebook e Instagram! 😉

240114_VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TRABALHAR EM HOME OFFICE

Deixe uma resposta