Como se organizar para a declaração do imposto de renda?

Ontem estava arrumando alguns papéis e resolvi organizar os documentos para a declaração do imposto de renda deste ano e achei que seria um bom assunto para tratar aqui para o blog.

Ainda falta um mês para o início do prazo da Receita Federal (normalmente a declaração é feita nos meses de março e abril), mas acredito que deixar tudo pronto facilita a vida e torna mais fácil fazer a declaração sem erros.

Uma dica importante é ter a mão a declaração do ano anterior. Com ela você pode avaliar quais documentos precisa separar e, também, verificar o que mudou em relação à situação atual (o que comprou, o que vendeu, etc.). Além disso, com ela você pode fazer um checklist dos documentos necessários.

Sabendo qual a situação atual, é hora de reunir todos os documentos e comprovantes (NF de compra de um veículo, extrato da conta corrente / poupança, declaração de rendimentos, etc).

Nesse ponto, a minha dica é ter uma pasta somente para esses documentos e concentrar tudo nela. Depois de analisar o que você já tem, verifique o que falta e solicite ao responsável (ex.: você pode requisitar ao departamento pessoal a sua Declaração de Rendimentos)

Organizar os documentos e começar a analisar como preencher a declaração ainda antes de o prazo para o envio estar aberto permite fazer tudo com calma, rever os dados inseridos, fazer simulações em relação aos dependentes e aos tipos de declaração para ter certeza de como vale a pena declarar, qual o melhor modelo de declaração e se os dados estão corretos.

Lembre-se que quanto antes você declarar o seu imposto de renda, mais cedo você receberá sua restituição. 😉

310114_COMO SE ORGANIZAR PARA A DECLARACAO DE IMPOSTO DE RENDA

3 ideias sobre “Como se organizar para a declaração do imposto de renda?

Deixe uma resposta