Checklist para organização de festas

Quem me acompanha no Instagram viu que no final de semana do dia 15 organizei uma festa de aniversário para minha mãe e hoje trago algumas dicas e um checklist para ajudar nessa tarefa.

O primeiro passo é definir a lista de convidados. Nesse caso foi uma festa apenas para a família, assim ficou bem mais fácil saber quantas pessoas eram e não foi necessário pedir confirmação de presença. Saber a quantidade de pessoas que irá na sua festa é fundamental para o planejamento do evento.

Depois disso, é necessário escolher o que será servido, com base no perfil dos seus convidados e no grau de formalidade que você quer dar ao evento.

Como queríamos uma festa bem informal, optamos por servir pizza. Aqui em Florianópolis têm uma empresa (a Festa da Pizza) que vai até sua casa e prepara tudo na hora. Foi muito prático, porque não precisamos nos preocupar com nada. Eles levam o forno, as massas, os ingredientes, os porta-pizzas e ainda duas pessoas para servir tudo.

Há ainda outras opções que podem deixar sua festa muito agradável e, ainda assim, informal. Você pode servir mini-sanduíches, salgados pequenos, canapés diversos. O importante para dar o tom informal é escolher alimentos que sejam fáceis de comer e que não precisem de muito talheres e/ou de uma mesa bem posta, com lugares marcados.

Além das pizzas, também servimos docinhos e o bolo de aniversário. Como só precisava de docinhos, calculei 6 unidades por pessoa. Para uma festa onde serão servidos apenas salgadinhos e docinhos, você pode calcular 10 a 12 salgados e 6 a 8 docinhos por pessoa.

Em relação às bebidas, é importante conhecer um pouco o perfil dos convidados para saber o que gostam de beber. Com essa informação, você pode definir a quantidade e o tipo de bebida. Para facilitar, encomendamos a bebida já gelada. O preço não difere muito e a conveniência de receber tudo gelado compensa.

Como nossa festa seria no salão de festas, analisei o que tinha de estrutura lá e aluguei o que faltava. No nosso caso, foi necessário alugar mais 3 mesas, as cadeiras correspondentes e as toalhas.

Em seguida, é hora de pensar na decoração. Como aluguei toalhas brancas com detalhes pretos, optei por arranjos de mesa com flores brancas.

Para finalizar, é importante definir uma trilha musical a ser tocada durante a festa e é fundamental conhecer um pouco dos seus convidados para escolher músicas que agradem à todos.

Por segurança, no dia anterior à festa entrei em contato com todos os fornecedores e confirmei horário de entrega. Essa é uma dica legal, porque assim, você pode organizar melhor a sua agenda no dia do evento.

Abaixo você encontra um checklist com as tarefas que podem ajudar no planejamento de sua festa.

250214_CHECKLIST PARA ORGANIZACAO DE FESTAS_FOTO 1

O resultado final você confere a seguir.

250214_CHECKLIST PARA ORGANIZACAO DE FESTAS_FOTO 2

250214_CHECKLIST PARA ORGANIZACAO DE FESTAS_FOTO 3

250214_CHECKLIST PARA ORGANIZACAO DE FESTAS_FOTO 4

 

Deixe uma resposta