Como manter a produtividade quando trabalhamos em home office?

Já comentei aqui no blog que agora trabalho em home office e, como sou disciplinada e organizada, achei que não teria problemas com produtividade, mas isso não foi exatamente o que aconteceu.

Quando trabalhamos em casa, as distrações são muito maiores, seja o Whatsapp, os compromissos que, agora, podemos marcar em qualquer horário, seja a televisão, etc..

Percebi que minha produtividade diminuiu um pouco (não com as demandas do meu trabalho em si), mas com os projetos e metas pessoais, impactando diretamente no meu dia a dia. Dessa forma, resolvi rever minha rotina e fiz algumas alterações que surtiram um efeito muito bom e, assim, decidi compartilhá-las aqui.

São 7 pequenas dicas, mas que podem garantir um dia mais produtivo:

– Marque seus compromissos pessoais (consultas médicas, dentista, etc.) para o início do dia ou para o final da tarde. Desta forma, você não “corta” seu dia e permanece produtivo o maior tempo possível.

– Não ligue a televisão. Eu não gosto de ficar no silêncio e, assim, ligava a TV, no entanto, esse é um poderoso ladrão do tempo. Mudei isso e agora ligo o rádio. A distração diminuiu bastante.

– Deixe seu celular no silencioso e, de preferência, com a tela virada para baixo (para que você não veja quando chegam mensagens). Os aplicativos, como o Whatsapp, facilitam muito nossa vida, mas também são ladrões do tempo. Se deixarmos, passamos o dia inteiro trocando mensagens.

– Use sua mesa para trabalhar. É tentador trabalhar sentado na cama ou no sofá, mas isso diminui a produtividade. Sempre use sua mesa de trabalho, até porque lá é o local onde você tem cadeira e iluminação adequadas, bem como fácil acesso ao seu material de trabalho.

– Assim como você faz quando está na empresa, faça pausas ao longo do dia, seja para tomar um café, seja para se espreguiçar (os músculos agradecem!!).

– Mantenha-se informado e em contato com profissionais da sua área. A tecnologia está aí para nos ajudar nisso. Aproveite!!

– Por último (mas não menos importante), use a organização a seu favor. Seu home-office, sua mesa e sua agenda precisam estar organizados para que você mantenha e melhore sua produtividade. Quando temos tudo organizado, perdemos menos tempo procurando o que precisamos.

Espero que tenham gostado das dicas e que possam ajuda-los a ter uma rotina produtiva.

Não deixe de curtir o blog no Facebook e Instagram! 😉

140514_COMO MANTER A PRODUTIVIDADE QUANDO TRABALHAMOS EM CASA

Deixe uma resposta